Proibição de Torcidas Organizadas do Corinthians em Estádios de São Paulo até o Fim do Ano
Uma portaria da Federação Paulista de Futebol (FPF), divulgada nesta quarta-feira (2), instituiu a proibição da entrada de seis torcidas organizadas do Sport Club Corinthians Paulista em estádios de futebol no estado de São Paulo até o final de 2023. As torcidas afetadas são Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp.
A medida é uma resposta a incidentes ocorridos na partida de volta da final do Campeonato Paulista, realizada no dia 27 de março, entre Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena. Na ocasião, sinalizadores foram lançados no campo, oriundos das arquibancadas onde estão localizadas as torcidas organizadas. O jogo terminou empatado em 0 a 0, mas o Corinthians garantiu o título pelo resultado da partida anterior, onde venceu o rival no Allianz Parque por 1 a 0.
De acordo com a portaria, assinada pela diretora do Departamento de Segurança, Infraestrutura e VAR (arbitragem de vídeo) da FPF, Marina Tranchitella, está expressamente proibida a entrada de qualquer item que identifique os associados das torcidas organizadas, incluindo indumentárias, faixas e bandeiras. A proibição entrou em vigor imediatamente e já vale para o jogo desta quarta-feira (3), onde o Corinthians enfrenta o Huracán, da Argentina, pela Copa Sul-Americana, às 19h (horário de Brasília).
Duas das torcidas afetadas já se pronunciaram publicamente. A Gaviões da Fiel orientou seus integrantes que comparecerem ao jogo a usarem camisetas pretas do Corinthians ou a chamada "camisa da proibição". A torcida também pediu que fossem evitados bonés coloridos e itens que remetam a "bairros e quebradas". A Gaviões declarou que seu "departamento jurídico já está avaliando a situação".
Por sua vez, a Pavilhão 9 emitiu uma nota manifestando “veemente repúdio” à decisão, denunciando que a portaria “viola princípios constitucionais e legais” e punindo “indiscriminadamente milhares de torcedores pacíficos”. A torcida indicou que oferecerá suporte jurídico a quaisquer associados que forem impedidos de entrar nos estádios ou que tenham seus objetos apreendidos de maneira arbitrária, prometendo ações individuais de reparação por danos morais e materiais.
Essa nova medida da FPF destaca a preocupação com a segurança nos estádios e a necessidade de coibir comportamentos que possam gerar violência nas partidas de futebol. O contexto atual reafirma a importância da gestão segura dos eventos esportivos e a influência das torcidas organizadas na dinâmica dos jogos.
Federação Paulista proíbe seis organizadas do Corinthians em estádios
Fonte: Agencia Brasil.
Esportes