Secretaria da Justiça Adquire Drones de Última Geração para Monitoramento no Sistema Prisional
A Secretaria da Justiça (Sejus) do Espírito Santo anunciou a aquisição de dez drones de última geração, com o objetivo de aprimorar o monitoramento e apoio operacional nas unidades prisionais do estado. Os novos equipamentos foram adquiridos por meio do Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional (Moderniza-ES), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Com um investimento de R$ 586 mil, os drones de tecnologia avançada proporcionarão uma visão aérea das unidades prisionais, aumentando a eficiência das operações e treinamentos realizados pela Polícia Penal do Estado. As aeronaves oferecem a capacidade de vigilância eficaz em áreas restritas e de difícil acesso, permitindo maior agilidade e precisão nas operações de monitoramento dos perímetros das unidades penitenciárias, além de contribuir para ações de recaptura.
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, comentou sobre a importância desse investimento para a modernização das ações da Polícia Penal. “Estamos investindo em tecnologia de ponta para fortalecer o trabalho da Polícia Penal e otimizar as ações de segurança e inteligência prisional. Por meio do Moderniza-ES, seguimos ampliando e modernizando os serviços e projetos do sistema prisional capixaba. Essas iniciativas aumentam nosso poder de gestão e contribuem diretamente para a redução da violência no Espírito Santo”, afirmou o secretário.
Capacitação de Operadores
Para garantir o correto manuseio dos novos equipamentos, a Academia da Polícia Penal (Acadeppen) iniciou neste mês um treinamento voltado para a formação continuada de pilotos. Um total de 46 policiais penais estão sendo capacitados para operar os drones.
Os novos dispositivos, modelo Matrice 30T, irão expandir as ações operacionais e de inteligência no sistema prisional, permitindo o monitoramento das entradas e saídas dos custodiados, além do acompanhamento aéreo das áreas de banho de sol e o reforço nas atividades do serviço de inteligência prisional.
Tecnologia Avançada
Os drones estão equipados com câmeras térmicas, que têm a capacidade de visualizar e medir a radiação infravermelha emitida por corpos ou objetos, gerando imagens coloridas que indicam diferentes temperaturas. Este recurso é especialmente útil em missões noturnas, auxiliando os operadores de segurança.
Com uma autonomia de voo de 41 minutos e alcance de transmissão de até 15 quilômetros, os drones possuem também um sistema de detecção de obstáculos, que facilita a navegação. O equipamento conta ainda com quatro câmeras de diferentes tecnologias de zoom e captura de imagem, tornando-o uma ferramenta robusta para monitoramento e segurança nas unidades prisionais.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
[email protected]
Assessoria de Comunicação do Moderniza-ES
Luisi Pessôa
Tel: (27) 99928-1755
[email protected]
Essa iniciativa marca um avanço significativo na segurança e monitoramento do sistema prisional capixaba, refletindo o compromisso do governo estadual em garantir a segurança e a eficiência nas operações penitenciárias.
Fonte: Governo ES