Espírito Santo Inaugura Nova Indústria de Processamento de Café em Sooretama
Nesta quinta-feira, 4 de outubro, o Espírito Santo, segundo maior produtor de café do Brasil, marcou mais um passo significativo no fortalecimento de sua atividade cafeeira com a inauguração da nova unidade industrial da DM Descafeinadores do Brasil. Localizada em Sooretama, um município na microrregião Rio Doce, a nova fábrica representa um investimento de R$ 150 milhões e ocupará uma área construída de 9.526 metros quadrados, distribuídos em seis pavimentos industriais.
A solenidade de inauguração contou com a presença do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, além de diversas autoridades, executivos da DM e representantes da comunidade local. Durante o evento, Ferraço destacou a importância da nova estrutura para a ampliação da participação do Espírito Santo no setor industrial do café, ressaltando que a fábrica irá gerar 130 empregos diretos. “Hoje, a DM inicia a operação desta bela unidade. Um investimento robusto que proporciona melhor remuneração aos produtores locais e a geração de mais postos de trabalho”, afirmou o vice-governador.
A DM Descafeinadores do Brasil é uma filiada da EISA Empresa Interagrícola, pertencente à multinacional suíça ECOM Agroindustrial, e à Descamex, do México. A escolha do Estado como sede para a nova unidade reflete a confiança da empresa na capacidade produtiva e logística capixaba. Ricardo Ferraço complementou sua fala afirmando que “quando uma empresa internacional escolhe investir aqui, isso não é por acaso. Temos que comemorar o desenvolvimento e a prosperidade que vivemos no Espírito Santo”.
A nova unidade industrial tem como meta adquirir 250 mil sacas de café anualmente de cafeicultores locais, resultando na produção de 200 mil sacas de 60 quilos de café descafeinado. Além disso, a empresa irá comercializar a cafeína in natura, extraída durante o processo, para diversas indústrias, incluindo a alimentícia, cosméticos e farmacêutica. Cerca de 80% da produção de café descafeinado será direcionada ao mercado internacional, enquanto o restante atenderá grandes marcas do mercado nacional, como Nespresso e Três Corações.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, a DM Descafeinadores do Brasil representa um avanço significativo para o setor cafeicultor capixaba: “Esta fábrica de ponta traz inovação e desenvolvimento ao nosso Estado. Ela vai produzir café para os capixabas, para o Brasil e para o mundo.”
O diretor da DM Descafeinadores do Brasil, Carlos Santana, também ressaltou a importância do investimento no Estado. “Temos um processo inovador e pioneiro de descafeinização totalmente natural. A vocação logística do Espírito Santo é indiscutível. Daqui conseguimos atender todo o território nacional. Aproveito para parabenizar o Governo do Estado, que nos ofereceu o apoio necessário para a realização deste projeto”, concluiu Santana.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria disponibiliza os seguintes contatos:
Léo Júnior
(27) 99999-9422
Fonte: Governo ES