Governo do Estado Inaugura Centro Estadual de Idiomas na Educação Prisional visando a Inclusão e Reintegração Social
Vila Velha, 7 de outubro de 2024 – Com o objetivo de ampliar oportunidades educacionais e promover a equidade no processo de ensino-aprendizagem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), tem investido em diversas iniciativas voltadas a estudantes em situação de privação de liberdade. Neste contexto, foi inaugurado, nesta segunda-feira, o primeiro Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Educação Prisional na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, localizada no Complexo Prisional do Xuri, em Vila Velha.
O curso de inglês, que possui duração de um ano, é destinado a iniciantes e adapta-se ao formato da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação está dividida em dois semestres e, ao final do segundo período, os participantes receberão um Certificado de Nível Iniciante em Inglês. As aulas presenciais ocorrerão no contraturno escolar, com carga horária semanal de 2 horas e 30 minutos, adotando o Método Comunicativo, que prioriza a interação e a aplicação prática da língua. Para garantir equidade no aprendizado, todos os alunos terão acesso gratuito ao material didático. Serão formadas quatro turmas, ampliando o alcance dessa oportunidade.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, enfatizou a relevância dessa iniciativa: “É uma importante ação do Governo do Estado para ampliar as oportunidades educacionais e promover a equidade no ensino. Este curso de inglês será uma ferramenta crucial para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a reintegração social e profissional dos participantes, além de reforçar nosso compromisso com a inclusão e a democratização da educação.”
O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, também destacou a importância da colaboração entre as secretarias para a ressocialização dos internos. “A educação rompe barreiras e possui o poder de transformar realidades. É através dela que nosso Programa de Ressocialização atua, preparando os presos para o mercado de trabalho e possibilitando mudanças significativas em suas vidas,” afirmou Pacheco.
No curso, alunos como P.D.S., que está no curso técnico em Logística, ressaltam a importância do conhecimento. “Para mim, estudar é fundamental. O que aprendo na escola é algo que ninguém pode tirar de mim. O conhecimento tem o poder de mudar realidades e de abrir novas oportunidades,” declarou.
Outro aluno, L.V.S., que também se matriculou no curso de Língua Estrangeira, destacou como a iniciativa amplia suas perspectivas de vida. “Estou muito grato por participar do curso. O inglês me ajudará a ingressar no mercado de trabalho e a ter uma nova visão sobre o futuro,” afirmou.
Ainda sobre a importância do curso, a gerente de Ensino Médio, Endy Albuquerque, ressaltou que o CEI vai além do desenvolvimento das competências linguísticas. “Além de oferecer um curso gratuito de inglês, essa iniciativa estimula habilidades socioculturais e discursivas, contribuindo para a formação integral dos participantes e aumentando suas oportunidades, tanto no mercado de trabalho quanto em suas vidas pessoais,” explicou.
A gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Mariane Berger, reiterou o compromisso que a ação representa em relação à inclusão e ressocialização, assegurando o direito ao conhecimento e a novas perspectivas para os internos. “A chegada do CEI à unidade é um passo significativo na promoção do acesso ao ensino de idiomas e está alinhada com as diretrizes da Lei de Execução Penal e os objetivos da Secretaria da Educação,” concluiu Berger.
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Sedu se encontra disponível para atender à imprensa através dos contatos: Iris Carolina Miguez pelo telefone (27) 99971-2819 e Deborah Hemerly pelo telefone (27) 99889-2132. Também é possível entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Sejus pelos números (27) 3636-5732 e (27) 99933-8195.
Fonte: Governo ES