Ciclo de Treinamentos da Cepdec-ES Visa Aperfeiçoar Gestão de Desastres no Estado
Ao longo do mês de setembro, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) promove um ciclo de treinamentos focado no planejamento, gestão e enfrentamento de desastres. O evento conta com a participação de representantes de Prefeituras Municipais, instituições privadas, além de órgãos e secretarias estaduais que desempenham papel fundamental nas ações de resposta em situações de desastre.
Esses treinamentos integram as diretrizes da Política Estadual Espírito Santo Sem Desastres, uma iniciativa pública integrada que visa aprimorar a gestão de riscos e desastres no território capixaba. Lançada em agosto pelo Governo do Estado, a política busca fortalecer a capacidade de resposta e promover a articulação entre diferentes entidades, incluindo órgãos públicos, empresas e a sociedade civil, em ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação.
O coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Benício Ferrari Júnior, destacou a importância do treinamento. “A Defesa Civil, por sua natureza, é um órgão de articulação e gestão. Por meio deste treinamento, podemos orientar as Defesas Civis municipais sobre como se articular durante a resposta a um desastre e compartilhar com outras instituições a importância do planejamento e da ação conjunta”, afirmou.
Os participantes foram apresentados ao Sistema de Comando em Operações (SCO), ferramenta gerencial utilizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e pela Defesa Civil Estadual em situações de crise. O SCO, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970, tem como objetivo coordenar as operações de resposta, garantindo que diferentes agências possam trabalhar de forma integrada em situações críticas. No Espírito Santo, a Defesa Civil Estadual já aplicou este modelo em situações de grande escala, como a enchente que afetou Mimoso do Sul em 2024.
Ao disseminar conhecimento sobre o SCO, a Defesa Civil Estadual busca não apenas melhorar a capacidade de resposta a desastres, mas também otimizar a gestão de recursos e capacitar municípios e a população para uma mobilização eficaz em momentos críticos. O próximo ciclo de treinamento está agendado para os dias 24 e 25 de setembro.
Simulado de Desastre em Outubro
Como parte do plano de preparação para desastres, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizará, em outubro, o 1º Simulado Geral de Enfrentamento a Desastres. Esta atividade visa reunir todos os órgãos envolvidos em uma simulação que mimetiza a resposta a uma enchente de grandes proporções, onde cinco municípios serão “afetados”.
O simulado servirá para mobilizar os órgãos e instituições na busca pelo restabelecimento dos serviços, resgate de vidas e proteção de patrimônios, além de oferecer uma oportunidade prática para consolidar os aprendizados sobre o SCO, aprimorar o gerenciamento de recursos críticos e fortalecer a comunicação e os protocolos de atuação.
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar
Camila Ferreira
Email: [email protected]
Fonte: Governo ES