Conteúdo Exclusivo:

Cachoeiro celebra 34 anos do ECA com atividade especial em julho

Cachoeiro de Itapemirim Comemora 34 Anos do Estatuto da...

Eleições do IPACI: servidores de Cachoeiro podem se candidatar até 3/7

IPACI Convoca Eleição para Conselhos Deliberativo e Fiscal em...

Nossocrédito libera R$ 1 milhão e impulsiona negócios em Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim Comemora Resultados do Programa...

Governo do ES promove workshop do Programa Águas e Paisagem II com Banco Mundial

Governo ESGoverno do ES promove workshop do Programa Águas e Paisagem II com...

Workshop Capacita Servidores para o Programa Águas e Paisagem II em Espírito Santo

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) do Espírito Santo promoveu, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, um workshop dedicado à capacitação de servidores públicos que atuam no Programa Águas e Paisagem II. O evento, que foi iniciado na segunda-feira e se estendeu até a quinta-feira, ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e no Centro de Inteligência de Defesa Civil (Cidec), ambos localizados em Vitória.

Esta iniciativa, realizada com o apoio do Banco Mundial, visou atualizar as informações e monitorar os trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores envolvidos no programa. Ao longo do workshop, especialistas do Banco Mundial e consultores do programa apresentaram diretrizes sobre o quadro de normas socioambientais da instituição, além de sua aplicação nos documentos e intervenções previstos, com o intuito de promover a preservação ambiental e o desenvolvimento social.

Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, discutir estratégias e aprender sobre projetos que contam com a parceria do Banco, os quais têm gerado resultados positivos em diversas comunidades do estado. Representantes de órgãos estaduais como a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) e a própria Seama estiveram presentes, demonstrando o envolvimento amplo do governo estadual no programa.

O Programa Águas e Paisagem II, financiado pelo Banco Mundial, foi efetivado em novembro do ano passado e esta foi a primeira missão de acompanhamento do mesmo. Está previsto que o programa se estenda até junho de 2029, com novas missões de acompanhamento realizadas a cada seis meses.

Felipe Rigoni, Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, comentou sobre a importância do workshop. “O Programa Águas e Paisagem II é uma oportunidade única de integrar ações voltadas à proteção dos nossos recursos hídricos, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento social e econômico das comunidades. A parceria com o Banco Mundial reforça nosso compromisso com uma gestão ambiental moderna, eficiente e participativa”, afirmou.

Germano Felippe Wernesbach, coordenador da Unidade Gestora do Programa (UGP), destacou o foco do evento. “O principal objetivo foi capacitar os colaboradores quanto às normas do Banco Mundial. Agora, a UGP segue dando continuidade às contratações, que precisam de celeridade, e apoiando as Unidades Implantadoras”, disse.

O Programa Capixaba de Segurança Hídrica – Águas e Paisagem II é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial, que busca fortalecer a capacidade do Estado para gerenciar recursos hídricos e enfrentar eventos hidrológicos extremos. O programa tem como meta a resiliência frente aos riscos de inundações e estiagem, prevendo um investimento de R$ 582 milhões em capacitação, fortalecimento institucional, elaboração de planos, estudos e projetos, além de melhorias em políticas públicas e infraestruturas em áreas rurais e urbanas.

Além da Seama, que gerencia o programa, outras três instituições receberão recursos diretos e atuarão como Unidades Implementadoras: Agerh, Cepdec e DER-ES.

O Águas e Paisagem II está estruturado em cinco componentes principais, que incluem a capacitação do Estado para segurança hídrica em contextos de mudanças climáticas, abordagens integradas nas principais bacias hídricas, apoio a medidas de resiliência em municípios críticos, gestão e supervisão da implementação do programa e um contingencial para respostas a emergências.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Paulo Sena / Cilio Netto / Ana Luíza Andrade
(27) 99956-0609
[email protected]
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

Fonte: Governo ES

Últimas

Polícia Civil de Fundão prende homem condenado a 12 anos de prisão

Polícia Civil do Espírito Santo Cumpre Mandado de Prisão...

Cachoeiro celebra 34 anos do ECA com atividade especial em julho

Cachoeiro de Itapemirim Comemora 34 Anos do Estatuto da...

Música e fé: projeto do Governo do ES transforma internos em Linhares

Projeto Casa de Davi: Música e Fé como Instrumentos...

Eleições do IPACI: servidores de Cachoeiro podem se candidatar até 3/7

IPACI Convoca Eleição para Conselhos Deliberativo e Fiscal em...

Newsletter

Mais Lidas

Anchieta oferece 87 novas vagas de emprego no Sine nesta sexta-feira (27)

Oportunidades de Emprego em Anchieta: 87 Vagas Disponíveis Moradores de...

Sine de Anchieta oferece 31 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira 13

A cidade de Anchieta está com 31 oportunidades de...

Bahia Fecha Contrato Definitivo com Promessa Kayky Após Passagem pelo City

Bahia Renova Contrato de Kayky até 2029: Promessa Tricolor...

Cachoeirenses podem destinar IR a fundos sociais do município

Cachoeiro de Itapemirim Incentiva Destinação do Imposto de Renda...

Polícia Civil de Fundão prende homem condenado a 12 anos de prisão

Polícia Civil do Espírito Santo Cumpre Mandado de Prisão em Fundão A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia de...

Cachoeiro celebra 34 anos do ECA com atividade especial em julho

Cachoeiro de Itapemirim Comemora 34 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente com Diversas Atividades A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...

Música e fé: projeto do Governo do ES transforma internos em Linhares

Projeto Casa de Davi: Música e Fé como Instrumentos de Ressocialização no CDRL de Linhares No Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), um...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui