Polícia Civil do Espírito Santo Prende Proprietário de Propriedade Rural por Furto de Energia Elétrica em Nova Venécia
Na última quinta-feira (18), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) efetivou a prisão em flagrante de um homem de 47 anos, proprietário de uma área rural em Nova Venécia, após a descoberta de um esquema de furto de energia elétrica. O roubo de energia estava alimentando bombas de irrigação utilizadas na atividade agrícola em São Luiz Gonzaga.
A irregularidade foi detectada durante uma perícia realizada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em parceria com o Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e técnicos da EDP, concessionária de energia elétrica do Estado.
Durante a inspeção no local, os agentes encontraram um medidor trifásico que não possuía qualquer cadastro nos sistemas da EDP, caracterizando a existência de uma ligação clandestina. Os técnicos da empresa constataram que toda a energia que passava pelo equipamento não era registrada para fins de faturamento, impossibilitando a cobrança do consumo.
Os peritos verificaram que o medidor irregular fornecia energia a duas bombas de irrigação de 12,5 cavalos-vapor (CV), uma bomba de 25 CV e uma bomba de 2 CV, essenciais para a prática agrícola. Além disso, a caixa do medidor estava sem lacre, intensificando os indícios de irregularidade. A EDP informou que o equipamento deveria ser armazenado em seu centro logístico e nunca foi vinculado a qualquer unidade consumidora regular.
Segundo a EDP, a aparência aparentemente normal do medidor instalado poderia induzir ao erro tanto pessoas leigas quanto profissionais responsáveis pela leitura do consumo, já que não havia registro no sistema da empresa. Após a identificação da irregularidade, o medidor foi removido e o fornecimento de energia na propriedade foi interrompido.
O proprietário da área acompanhou a perícia e alegou que a instalação dos medidores ocorreu por parte da concessionária, mediante solicitação para ligação de energia comum e para irrigação. Contudo, a EDP negou qualquer registro de solicitação ou autorização para a instalação do medidor irregular.
O homem foi conduzido à Delegacia Regional de Nova Venécia, onde foi autuado em flagrante por furto de energia elétrica. Após os procedimentos legais, ele foi liberado para responder em liberdade mediante o pagamento de fiança. Os técnicos da EDP registraram um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) documentando as irregularidades constatadas durante a investigação.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
Polícia Civil do Espírito Santo prende homem por furto de energia em propriedade rural, alimentando bombas de irrigação clandestinas.
Fonte: Polícia Civil-ES.