Marataízes Apoia Projeto Cultural Voltado Para Infâncias Afro-Indígenas
Marataízes, ES – A comunidade de Marataízes se prepara para acolher o Projeto ESPERANÇAR: Acampamento para Infâncias Afro-Indígenas, nos próximos dias 02 e 03 de junho de 2025. O evento, uma iniciativa da Casa Roxa Cultural com o apoio institucional da Prefeitura de Marataízes, acontecerá nos anexos da Escola Municipal do Pontal, mirando enriquecer a educação e cultura local.
Este projeto de dois dias abrange uma série de atividades que exploram temas como cultura, educação, cidadania, meio ambiente, sustentabilidade, e expressão artística, todos focados em fortalecer a infância, a identidade e a memória dos povos ribeirinhos, negros e indígenas da região.
A programação do evento conta com um seminário de abertura intitulado “Todos Pela Infância: O Direito de Ser Criança”, palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e uma roda de conversa sobre cultura afro-indígena que promete ser um espaço de aprendizado e troca de saberes. Além disso, haverá uma feira literária infantil chamada “A, B, C Imaginário”, uma oficina gastronômica para crianças denominada “Gotas e Pitadas”, e uma instigante oficina de desenho e criação visual chamada "Universo de Rabiscos".
O evento também oferece ao público infantil a oportunidade de assistir e discutir o curta "Yzis em Pindorama" no segmento CineKids Representatividade, embracando a riqueza cultural de histórias que refletem suas próprias comunidades.
O segundo dia será repleto de atividades práticas como a oficina "Meu Brinquedo, Eu Que Faço", utilizando materiais recicláveis, um festival de brincadeiras tradicionais intitulado “Aprender Brincando”, e uma intervenção artística chamada “Mundo da Imaginação” que envolve dança educativa.
O ponto culminante do projeto será a exposição “Minha Comunidade”, onde serão apresentados os desenhos produzidos pelas crianças durante o acampamento, além da leitura pública da Nota Coletiva pela Infância Ribeirinha, um documento simbólico que será produzido ao longo das atividades.
O acampamento é uma iniciativa de Thamilles Rodrigues e gerida pela Casa Roxa Cultural, um valioso espaço de cultura e educação popular na cidade. A colaboração entre a escola e a organização cultural tem sido destacada como fundamental para o sucesso do evento. Bruno Neves, diretor da Escola Municipal do Pontal, reconhece a importância do projeto para a formação integral dos alunos. "Nos sentimos honrados em apoiar e acolher essa proposta", disse ele.
O projeto é financiado pela FUNCULTURA e SECULT-ES, com recursos do Edital nº 04/2023 – Valorização da Diversidade Cultural Capixaba, e integra o Calendário de Programação Continuada da Casa Roxa, contemplado pela Lei Paulo Gustavo para Espaços Culturais.
A população de Marataízes está convidada a participar deste evento revelador e enriquecedor. Para mais informações, os interessados podem visitar o Instagram da Casa Roxa Cultural (@casaroxacultural) ou comparecer pessoalmente à Escola Municipal do Pontal.
Serviço:
Quando: 02 e 03 de junho de 2025
Onde: Escola Municipal do Pontal – Comunidade Ribeirinha do Pontal, Marataízes/ES
Horário: a partir das 8h.