A Prefeitura de Anchieta promoveu a instauração do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, uma iniciativa que visa envolver a sociedade nas decisões administrativas. A cerimônia ocorreu no gabinete do prefeito, onde Léo Português destacou a importância de aumentar a transparência e de incluir representantes da população nas estratégias de gestão pública.
O conselho foi instituído por meio do Decreto-A Nº 639/2024, que define sua estrutura como um órgão colegiado, tanto propositivo quanto consultivo, vinculado à Controladoria Geral do Município (CGM). Entre suas principais atribuições estão a sugestão e o debate de medidas para aprimorar os métodos de controle, assim como a formulação de estratégias no enfrentamento à corrupção e à impunidade. “É a concretização de um planejamento, de uma vontade antiga de formar um conselho para trazer a participação social para dentro das decisões administrativas”, afirmou a controladora-geral municipal, Pâmela Oliosi.
O novo conselho é composto por sete conselheiros, incluindo a Controladora Geral e seu suplente, o Secretário Municipal da Fazenda, o Secretário Municipal de Administração, o Secretário Municipal de Governo, o Procurador Geral do Município, além de dois representantes da sociedade civil: os advogados Igor Mendes Quedeves e Izadora Martins Nogueira, que é conselheira da 4ª Subseção da OAB/ES.
Foto: (autor da imagem).