Governo do Rio se prepara para forte chuva prevista para o final de semana
O governo do Estado do Rio de Janeiro intensificou sua atuação em planejamento e prevenção em resposta à forte chuva que deve atingir a região a partir desta sexta-feira (4) e continuar durante o fim de semana. De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil Estadual, a chegada de uma frente fria pelo oceano pode potencializar as condições de instabilidade, aumentando as chances de tempestades, raios e ventos fortes em diversas áreas do estado.
O governador Cláudio Castro anunciou uma série de medidas para minimizar os impactos da previsão de temporal. “Estamos atuando de forma preventiva e antecipada para atenuar possíveis danos causados pela chuva que está prevista para o fim de semana. Nossas equipes trabalham, sem parar, monitorando todo o estado. Temos a consciência dos efeitos das mudanças climáticas que vêm acontecendo e afetam toda a população”, declarou Castro.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está em operação 24 horas por dia, monitorando as condições climáticas e os níveis de chuva, emitindo alertas de risco para a população. O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Tarciso Salles, reforçou a importância da atenção da população aos alertas e orientações. “A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias e cada cidadão pode contribuir ao repassar as informações recebidas para amigos e familiares”, destacou.
Além das ações emergenciais, o governo do Rio anunciou um investimento significativo de R$ 8 bilhões no enfrentamento de temporais. Desses, cerca de R$ 1 bilhão foi destinado à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, com foco na melhoria da gestão de riscos e respostas a desastres. As iniciativas incluem a implementação de um sistema de monitoramento, alerta e alarme que conta com 202 sirenes e 70 pluviômetros para garantir uma resposta rápida e eficaz às situações de emergência.
A corporação está equipada para atender a qualquer emergência nos 92 municípios do estado, contando com viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves, além de equipes de especialistas treinados para lidar com desastres.
Com as previsões severas à vista, o governo do Rio continua a mobilizar recursos e esforços para garantir a segurança e a proteção da população diante da iminente frente fria.
Rio se prepara para a frente fria que poderá trazer tempestade
Fonte: Agencia Brasil.
Meio Ambiente