Receita da Indústria de Máquinas e Equipamentos Cresce 16,9% nos Primeiros Meses de 2024
A receita de vendas da indústria brasileira de máquinas e equipamentos alcançou R$ 43,3 bilhões nos dois primeiros meses de 2024, marcando um aumento de 16,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (2) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Esse crescimento é significativo, sendo o primeiro registro positivo após três anos consecutivos de redução nas receitas nos primeiros bimestres de 2022, 2023 e 2024. A recuperação é atribuída, entre outros fatores, à melhora na demanda por máquinas para a fabricação de bens de consumo, agricultura e construção civil.
Exportações
Por outro lado, as exportações do setor totalizaram US$ 1,6 bilhão no primeiro bimestre de 2024, apresentando uma queda de 10% em comparação com o mesmo intervalo do ano passado. As principais reduções ocorreram nos segmentos de máquinas para construção (-25,4%), indústria de transformação (-12,3%) e componentes (-10,5%).
Analisando os destinos das exportações, a América do Norte registrou a maior queda, com vendas aos Estados Unidos e México reduzidas em 26,8% e 30,6%, respectivamente, enquanto o Canadá teve um recuo de 13,1%.
Por outro lado, as exportações para a América do Sul apresentaram um crescimento positivo de 12,4%. A Argentina, em particular, intensificou suas aquisições em 73,4%, com foco em máquinas agrícolas e de construção civil.
A Abimaq destacou que, com esses resultados, a América do Sul voltou a se estabelecer como o principal destino das máquinas nacionais, respondendo por 35,5% de todas as máquinas e equipamentos exportados pelo Brasil.
Os números revelam um cenário misto para a indústria de máquinas e equipamentos no Brasil, refletindo tanto desafios nas exportações quanto uma dinâmica interna de crescimento nas vendas no mercado nacional.
Vendas de máquinas e equipamentos sobem 17% no primeiro bimestre
Fonte: Agencia Brasil.
Economia